20 de mai. de 2013

10 motivos para você largar tudo e vir morar em Berlim


Eu moro em Berlim há quase 3 meses, mas me apaixonei pela cidade um pouco mais de um ano atrás, quando fiz mochilão pela Europa e descobri que você pode ser feliz num ambiente urbano, com metrô a noite toda aos finais de semana e festas que começam na sexta-feira e acabam na segunda.

Além desse aspecto jovem e festeiro, Berlim também é um lugar cheio de história, cultura, arte, tecnologia (farei um post específico sobre o tema essa semana) e belezas que a colocam em um patamar parecido ao de cidades mais glamurosas, como Paris e Roma.

Aqui vão 10 razões para você parar tudo o que está fazendo e reservar um vôo da Lufthansa direto para Berlim!

1. A capital mais barata da Europa.


Apesar de eu ainda precisar salvar uma grana, gasto menos do que gastava morando em São Paulo. Sim, isso que eu gasto em Euros, hein.

2. Cerveja, Bier, Chope, Tasse Bier!


Em Berlim você encontra cervejas do mundo inteiro, com toda porcentagem e teor alcoólico. Além de serem super baratas, comprando cervejas você pode aprender a contar em alemão, o que vai lhe fazer uma pessoa mais inteligente.

3. Gente pelada!


No verão, as áreas de nudismo ficam cheias de alemães de todos os estilos tomando um sol ou só nadando no lago, compeltamente nus! E não pense que são áreas longe da civilização, as áreas FKK (sigla para a prática de nudismo em alemão) estão espalhadas em toda área urbana da cidade, inclusive Biergärten, bares a céu aberto e super turísticos.

4. A cidade é linda.


Não existe um bairro em Berlim que não tenha um rastro de história, até porque a queda do muro é bem recente, por isso é muito comum ver parques, monumentos, homenagens e por aí vai em todo canto. A cidade é linda, tem arte urbana e clássica juntas no mesmo horizonte, por isso você sempre pode achar algo novo, não importa quanto tempo esteja na cidade.

5. Não é difícil conseguir um visto.


Quando você tem um seguro saúde, um lugar para morar e uma grana numa conta alemã (que é bem fácil de abrir), você consegue viver legalmente em Berlim. Por mais que a fama de marrentos dos alemães seja conhecida mundo a fora, se você tem os documentos certos, não terá problemas.

6. Sinta-se mais inteligente a cada palavra em alemão que você aprender!


Wenn du Deutsch sprech bist, wirst du automatisch in Einstein drehen! (Tem uma barra do Google Translate ali ao lado, use-a!)

7. Não tenha medo de ser você mesmo.


Aqui em Berlim as pessoas estão mais preocupadas em fazer o que elas querem fazer do que julgar o que você está fazendo. Afora alguns alemães nazistinhas ou muçulmanos super religiosos, que são minoria, está todo mundo cagando para o que você está fazendo, como está se vestindo, se você está beijando um homem ou uma mulher, ou dois ao mesmo tempo, cada um com a sua vida!

8. Coma muito bem!


Coma muito, pouco, mas coma bem! Aqui em berlim você pode encontrar todo tipo de comida, com todo tipo de preço e todo tipo de aparência. Aqui só passa fome quem realmente está na dieta da Vogue.

9. É fácil fazer amigos (de todo tipo, do mundo todo)!


Pois é, por mais que fazer um amigo genuinamente alemão leve tempo, até você ter um germânico em sua rodinha, você já vai ter 7 suíços, 5 suecos, 3 gregos, 9 espanhóis, 14 brasileiros, 8 ingleses e por aí vai...

10. Cachorrinhos no metrô S2


Aqui você pode andar com seu cachorro no metrô. E se você DETESTA animais, fique tranquilo, os cachorros alemães já nascem com um implante do Cesar Millan na cabeça e são incrivelmente dóceis e educados.

Concorda? discorda? Venha para Berlim e tire suas conclusões :D

2 comentários:

Unknown disse...

Olá bem legal o post e interessante! Só não consegui entender sobre a facilidade de morar na Alemanha... Apenas abrindo uma conta bancária e um lugar pra morar não assegura a permanência no país... Atualmente moro em Dublin e estou pesquisando meios de ir para Alemanha, mas não consigo ver outra maneira a não ser pagar um curso de alemão com duração média e depois ter que deixar o país... Você poderia dar alguma dica nesse sentido, como conseguiu ficar? Ou tem passaporte europeu?

Obrigado!

jlpascoal disse...

Amigo, e como posso morar aí de maneira legal? Estou cansado desse Brasil de corrupção e gente pequena. Sou casado, filhos já adultos, quero morar na alemanha com minha esposa, ja fizemos turismo pela europa e amei a alemanha. Me responda por email se preferir.. jlpascoal@uol.com.br. grande abraco.