25 de ago. de 2013

Nostalgia

No dicionário, podemos achar a definição de nostalgia como:
1. Tristeza profunda causada por saudades do afastamento da pátria ou da terra natal.
2. Estado melancólico causado pela falta de algo.

O que acontece comigo é um pouco diferente, pois eu tenho nostalgia por uma pátria que não é a minha natal. Creio que esse sentimento acompanha as pessoas que passaram algum tempo fora e gostaram. E não duvido que muitas pessoas que moram fora do país sentem nostalgia quanto ao Brasil.

Além da nostalgia pela pátria, eu sinto nostalgia pela falta de muitas coisas que eu tinha por perto e agora não tenho mais. Pessoas, objetos, bichos, situações, comidas... É tão complicado se adaptar que, quando você volta para seu país, é complicado entender como as coisas funcionavam. A experiência é o que fica como consolo e as lembranças dão a esperança de que você levou consigo um pouco de cada um que passou por sua vida.

O passado sempre tem coisas que não conseguimos esquecer, coisas que não queríamos que tivessem acontecido e coisas que a gente agradece ao tempo por ter passado. Quanto mais passado, menos dor, menos nostalgia, menos tristeza. É aquela coisa do tempo ser o melhor remédio. Deve ser. Por enquanto ainda sinto uma nostalgia imensa, uma saudade enorme de um lugar que eu fiquei meros 165 dias. Para acabar o post de uma forma bem-humorada, segue um meme sobre nostalgia:

E plus uma foto-nostalgia minha.

Nenhum comentário: