4 de ago. de 2013

Chateação

Quando alguma coisa bem constrangedora acontece, o sentimento seguinte pode ter duas vertentes: a culpa e a vergonha. Quando você é, de certa forma, culpado por tudo que rolou e não mediu as consequências dos seus atos, então o sentimento é culpa. Quando você não está diretamente envolvido, mas, de alguma forma, fez parte da situação, a vergonha toma conta do seu coração.

Ambos sentimentos fazem parte do doloroso processo de aprendizado do ser humano e vão acompanhar a sua vida em muitos e muitos e muitos episódios, não importa a sua idade. Crescer nunca é fácil, mas lidar com a dor é um processo e trabalhar a inteligência emocional ajuda a deixar a tarefa de viver um pouco menos árdua.

Ninguém "zera a vida". Isso é fato, uma vida nunca é o suficiente para fazer uma pessoa 100% certa, até porque perfeição não existe. Dor e sabedoria sempre caminham lado a lado. A felicidade é um colega que elas encontram de vez em quando no caminho. A cada situação da vida que você se constrange, sente culpa ou vergonha, você aprende algo.

Eu aprendi muito, algumas coisas esqueço e faço de novo, e passo de novo por todo o processo. Acontece. Chorar, além de lubrificar os olhos, lava a alma.

Nenhum comentário: