12 de mai. de 2013

5 músicas de cantoras pop que eu curtia, mas parei de escutar porque são muito babacas (machistas)


Eu sou uma pessoa que sempre que não está falando, ou assistindo alguma coisa, está ouvindo música. Até tenho uma playlist que se chama “dormir” que são músicas que eu escuto antes de ir dormir e têm o timing certo para acabar quando eu já estiver dormindo profundamente.

Aos 6 anos, eu gostava muito de Xuxa, Sérgio Mallandro, Balão Mágico, Queen (mamãe tem bom gosto) e Mara Maravilha. Conforme fui adquirindo meu próprio gosto musical, mas sempre sendo influenciada pelo meio em que vivo, a sociedade e a mídia, comecei a levar em conta o conteúdo das letras. Se eu achasse o conteúdo legal, mesmo que o cara não estivesse falando nada (check my machine, por exemplo) e o ritmo fosse bacana, colocava entre meus preferidos.

Aí aprendi inglês e comecei a traduzir letras. Algumas não faziam muito sentido, afinal, era adolescente, outras eram babacas demais, mas o ritmo valia à pena. Agora, com 27 anos, eu me considero eclética, mas ainda com aquela coisa de não engolir o que vai contra o que eu acredito. Sou grande fã de música pop, mas, dia desses, ouvindo uma música da Katy Perry, comecei a me sentir muito mal: EM QUE MOMENTO EU NÃO TINHA ENTENDIDO O QUE ESSA MULHER ESTÁ CANTANDO?

Aí comecei a rever algumas músicas pop que eu curtia, prestando atenção na letra. Decepção profunda. O ritmo é muito legal, mas eu, como mulher, não consigo ouvir certas coisas e agir como se “tudo bem, é só ignorar o que ela diz”. Vou expor 5 exemplos:

1. Katy Perry “I kissed a girl” (essa é só uma de quase todas dessa cantora que só fala chorume, machistinha demais), trecho em destaque:

“It's not what good girls do
Not how they should behave
My head gets so confused
Hard to obey”

A música em si é legal, se você ouve de primeira acha até que tem um Q libertário, aí você presta atenção e vê que a menina não nega que é filha de pastor. Quer dizer que uma menina que beija outra menina não é boa? Quer dizer que todas as mulheres que beijam uma desconhecida estão agindo errado?

2. Ke$ha “Kiss N Tell”, todas da Ke$ha são babacas, mas nem todas machistas. Não diria que ela é uma feminista, ela apenas não está nem aí. 

“I never thought that you would be the one,
Acting like a slut but now it’s gone,
Maybe you shouldn't kiss n tell,
You really should've kept it in your pants,
I am hearing dirty stories from your friends,
Maybe you shouldn't kiss n tell”

A menina pega um cara com o pipi pequeno e... Age como um menino machista quando fica com uma garota que se nega a fazer sexo com ele. Deprimente.

3. Lady Gaga “Monster”, apesar dela não ser tão babaca como as supracitadas, essa música machuca meus ouvidos, principalmente neste trecho:

“He licked his lips, said to me:
"Girl you look good enough to eat"
Put his arms around me
Said: "Boy now get your paws right off me"”

Fia, pega os panos de bunda e vá embora, não dá mole para um cara que fala assim com você. A música inteira ela fala de quão escroto e monstro o cara é e ele acabou a conquistando. Coerência?

4. Beyoncé “Run the World”, o que era pra ser uma ode às mulheres, porém:

“Boy I'm just playing
Come here baby
Hope you still like me
If you pay me”

A música fala que se você for gostosa e rebolar, você pode ganhar o mundo. Mas as mulheres não “comandam o mundo” por isso. Aliás, as mulheres não comandam o mundo, o dinheiro comanda.

5. Britney Spears “Radar”, a Neide, assim como a Perry, também tem uma família cristã. Só que a da Britney é bem menos estruturada. Pode-se notar, afinal:

“His eyes see right to my soul
I saw and lose self-control
Catch me looking again
Falling right into my plan”

Essa música é sobre uma gold digger, uma pessoa que quer dar o golpe do baú. Até aí ok, se o background da Britney já não tivesse um hit me baby one more time, um slave 4 you, um criminal... Ela apenas existe para agradar alguém – que não é ela mesma.


Eu sei que existem milhões de músicas de milhares de cantoras, cantores, bandas que eu poderia colocar aqui. A questão é que eu gostava de ouvir essas músicas, mas eu não posso ignorar essas letras. Se você também já se sentiu assim, compartilhe sua experiência! Eu tenho uma lista enorme de músicas para "ignorar a letra", quem sabe essa lista não aumenta?

Nenhum comentário: