5 de jun. de 2013

Tudo pode dar errado

Eu não vou começar esse post dizendo que ele não é uma lamúria de minha parte, pois estaria mentindo. Mas não é uma reclamação gratuita ou problemas da classe média. O assunto é um pouco mais profundo, então se você queria fofocas e piadinhas, melhor passar outro dia.

Quando você sente que tem algum problema e que não pode resolver, que esse problema é gigante, ninguém pode lhe ajudar, ninguém lhe entende, e nem você mesmo consegue identificar qual é o problema exatamente: isso se chama depressão.

Não é aquela depressão apática, a profunda e mais difícil de tratar, é uma depressão leve, inicial, um primeiro estágio que pode lhe atirar no poço sem fundo da apatia, ou pode lhe mostrar um pouco do significado da sua vida, se você conseguir superar essa fase.

Eu não sou psicóloga, mas eu sofro desse problema. Já me entreguei algumas vezes a depressão, fiz terapia, parei, voltei, tomei remédio. Eu sinto que o problema insolúvel sempre será uma sombra em minha vida, cabe a mim olhar para o outro lado (ou andar em direção à escuridão).

Eu sempre acabo oversharing minha vida quando estou nesses momentos sombrios, por isso quando estou bem faço questão de compartilhar frases positivas. Alguns amigos acham que são mensagens cristãs gratuitas, uma perda de tempo, assim como a fé. Eu acho importante dividir algo de positivo, mesmo que isso me faça uma piada. Quando eu falo que estou na merda, algumas pessoas também acham engraçado, então vamos manter a linha cômica e rir na alegria e na tristeza.

Quando se pensa que tudo pode dar errado, tudo pode mesmo dar errado. E mesmo que dê certo, perderá o mérito, pois a mente está num estágio de negação. Não tem como algo bom acontecer se você está enxergando tudo de forma distorcida. O caminho da saída é muito difícil de achar, enfrentar esse gigante também não parece fácil. A questão é conseguir achar o lado bom, mesmo que difícil, mesmo que vexatório, mesmo que só você entenda o que você quer dizer.

E já que ninguém pode ajudar, ninguém pode atrapalhar. Dane-se o que podem dizer, seja você mesmo, afinal, é a única coisa que você tem para sempre. Se apelar para a fé ajuda, apele. Se cantar ajuda, cante. Se sair na rua pegando latinha ajuda, pegue. Não deixe a sombra lhe engolir. Não deixe.

Nenhum comentário: